quinta-feira, 31 de julho de 2014

A mudança

Bom, pessoal, depois de encontrar o apartamento, é hora de outra parte chata: a mudança. Mudança já é chato normalmente, mas mudar de um apartamento de 3 quartos para uma kitnet parece ser impossível. É tanta caixa, mas tanta caixa, que você fica se perguntando como conseguiu juntar tanta coisa na vida! É um ótimo momento para aproveitar e fazer um super limpa no seu guarda-roupa, nos seus armários, papéis, etc. Tentar diminuir o máximo o número de coisas é essencial.

Meu plano A era juntar uns amigos para me ajudar na mudança. Para quem não sabe, um caminhão de mudança (pelo menos no Plano Piloto!) costuma sair pela bagatela de R$300, R$400. Eu só ia me mudar para três quadras de diferença e estava mais dura que tudo, então resolvi contar com a ajuda dos músculos e caminhonetes dos meus amigos. O problema é que eu comecei a notar que eu não tinha muitos amigos com caminhonetes e muito menos amigos super musculosos. No dia anterior à mudança, eu tinha apenas uma caminhonete pequena - tipo Montana - e uns dois amigos para ajudar a carregar. Julgando pela quantidade de coisas que eu tenho, eles iriam passar uns dois meses carregando as coisas e uns dois anos fazendo fisioterapia para recuperar das dores nas costas. Eu fui ficando desesperada porque não tinha gente suficiente pra ajudar, quando um amigo deu a ideia de fazer uma vaquinha para pagar um caminhão para mim.

Não costumo ser uma pessoa orgulhosa, sabe? Mas com dinheiro sou muito correta e confesso que o orgulho bate um pouco sim. Achei muito estranho aceitar dinheiro do povo, hesitei, duvidei que iríamos conseguir o dinheiro, mas no final acabei aceitando. Meu saldo no banco estava vermelho, cheque especial comendo solto, o salário ainda demorava uns 10 dias pra sair e o desespero já alcançava níveis preocupantes. Fiquei extremamente comovida com o gesto dos meus amigos, até agora nem sei o que dizer para agradecer. Enfim, se você tiver amigos como os meus, tudo fica mais fácil! =)

Depois que o caminhão levou a mudança que eu percebi a dimensão da burrada que ia ter sido confiar essa missão a dois amigos + uma Montana. Três caras experientes, com um caminhão, demoraram 2h só para encher a carreta. Imagina só como seria sem caminhão? Realmente, com tanta caixa, móvel e eletrodoméstico, não tinha outro jeito!

Na hora de montar os móveis e pendurar coisas na casa nova, também é legal que tenham homens por perto, porque tem coisas muito pesadas e você pode acabar se machucando. Um amigo me ajudou muito, montou várias coisas, furou parede, instalou eletrodomésticos... enfim, foi uma mão na roda!! Tentamos esvaziar o máximo possível de caixas, mas como eu ainda não tinha guarda-roupa (e como minha mãe ainda está aqui morando comigo, as malas dela ainda estão ocupando espaço) muita coisa ainda ficou dentro de caixa. No domingo, saí para comprar o guarda-roupa, mas ainda não foram montar; ou seja, meu quarto ainda está pouco transitável, devido à zona que está espalhada!

Sobre comprar novos móveis e eletrodomésticos, é muito importante pechinchar! Não deixe que o primeiro vendedor te convença a comprar logo de cara. Olhamos umas 6 lojas e na última foi onde encontramos os melhores preço e condições de pagamento, então, tenha paciência e fé!

Quando você se muda, eles te dão um papel com detalhes da vistoria. É importante que você confira tudo na casa e vê se bate com a descrição que eles passaram. Normalmente você tem 30 dias para contestar a vistoria. Anote tudo, porque no final, quando você deixar o apartamento, se algo não bater com o laudo, tudo o que estiver diferente do que foi escrito na vistoria final vai sair do seu bolso. Portanto, fique atento aos detalhes e não deixe nada passar.

Por fim, a mudança não dura só um dia. Você vai ficar limpando, montando, procurando e se cansando por muitos dias. É preciso ter paciência para não surtar, porque no final dá tudo certo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário