quarta-feira, 23 de julho de 2014

Apartment Hunting - o final feliz

Vou deixar mais uma vez registrado o quanto essa busca por apartamento pode ser frustrante. Vou contar minha história triste sem morte para vocês: eis que eu achei uma kitnet que atendia às minhas necessidades, com um bom custo-benefício e boa localização. Fui à imobiliária e manifestei meu desejo de alugar, peguei a ficha de cadastro e prometi voltar com os documentos no dia seguinte. A imobiliária é a TABAKAL, eles não fazem reserva, mas segundo uma das donas "é tranquilo". Reuni os meus documentos e dos meus fiadores e liguei no dia seguinte de manhã avisando que levaria os papéis por volta de 15h30, assim que saísse do trabalho. Por volta de 12h a mulher me liga dizendo que um rapaz levou os documentos dele na minha frente e que agora ele tinha prioridade no aluguel do apartamento. Até o dia anterior, eu era a única pessoa interessada, era "tranquilo", de repente, apareceram outros e elas não deram nenhuma prioridade para mim. Fiquei extremamente chateada e me senti desrespeitada pela empresa. Liguei lá e disse o quanto estava indignada com a situação. O que ela disse?

- Eu te entendo. Inclusive, te peço desculpas.

Imaginem onde eu queria que ela enfiasse aquele pedido de desculpas, né?

Um vazio se abriu dentro de mim (sei, bem dramático), pois comecei a ficar sem saber o que fazer. Eu tinha que entregar o apartamento em que estou em poucos dias e não tinha nenhuma perspectiva de alugar nada - é bem compreensível que eu entrasse em desespero, né?

Pois bem, comecei a analisar minhas segundas opções, como por exemplo, o apartamento em que a máquina de lavar teria que ficar dentro do meu quarto. Mas como Murphy sempre capricha comigo, todas as minhas segundas opções já estavam reservadas ou alugadas quando eu liguei tentando alugar.

O desespero quase aumentou quando eu resolvi confiar que algo bom ia SIM acontecer. Pensei: "calma aí. Deus nunca me deixou na mão, não vai ser agora". Seja você adepto de religião ou da lei da atração (dos pensamentos positivos!), acredite, funcionou. Com calma, olhei os muitos papéis onde eu havia feito anotações sobre os apartamentos que olhei e lembrei de um apartamento que havíamos visto, mas que tínhamos ignorado por acreditar que poderíamos achar um com melhor custo-benefício. Liguei na imobiliária e descobri que ele ainda estava disponível. E melhor, tinha um outro no mesmo bloco.

Lá fui eu olhar os dois segunda-feira e para minha surpresa, o que eu não tinha visto ainda era muito bom! Todo dividido, cozinha cheia de armários, banheiro com box e fora do quarto (uhuuul! Imagina que desagradável alguém ter que entrar no seu quarto toda vez que quiser utilizar o banheiro?!), sala e quarto amplos o suficiente para caber meus móveis e cacarecos e virado para área residencial - ou seja, menos barulho. A quadra é bem boa, tem academia, padaria, papelaria, restaurante, não tem bar (\o/) e só faltou um supermercado para fazer minha vida mais feliz. O supermercado mais próximo fica a duas quadras. Dá uma preguicinha, mas tá bom. O aluguel era R$150 mais caro que o outro que perdi, mas o condomínio é um pouco mais barato e o apartamento é uns 10m2 maior. Como só tem uma janela (ou seja, pouca ventilação) e o proprietário ainda colocou um papel filme na janela, a kit ficou meio escura. Terei que ficar de luz acesa mesmo durante o dia, muito provavelmente. Baseada nesses argumentos, pedi um desconto ao proprietário, que prontamente diminuiu R$100 do meu aluguel! Imagina a felicidade da pessoa, né?! Vou virar vampira, tudo bem, mas pelo menos vou economizar um pouco. Eu normalmente não fico em casa durante o dia, então, não é nenhum absurdo!

Dessa vez, a imobiliária foi a RODOLFO IMÓVEIS. Eles reservam a kit por 6 dias (durante esses 6 dias o apartamento fica bloqueado para novas visitas), enquanto analisam os seus documentos, mediante 20& do valor do aluguel. Se seus documentos não forem aprovados, eles devolvem o valor integral. Se você desistir, eles devolvem o proporcional. Se você resolver alugar, esse valor é devolvido em dias na assinatura do contrato. Ou seja, se você assinar o contrato dia 01, só paga o aluguel do mês seguinte no dia 07.

Meus documentos já foram aprovados e hoje enviei toda a documentação necessária. Devo assinar o contrato amanhã e me mudar no fim de semana.

Acho que já posso considerar a primeira parte do processo resolvida! Foi muito cansativo, frustrante, mas as coisas acontecem quando e como devem acontecer. Confiar e colocar a cabeça no lugar ajuda muito.

A moral dessa história é: cuidado com essa história de "a gente não reserva", existem pessoas que passam por cima de qualquer princípio por dinheiro. Gente anti-ética tem em todo lugar!

Daqui pra frente é só desejar que meu lar seja cheio de harmonia e um lugar que só me traga alegrias!

Próximo capítulo: a mudança!

Nenhum comentário:

Postar um comentário