segunda-feira, 7 de julho de 2014

Apartment Hunting

Desde semana passada já comecei a olhar uns apartamentos para alugar. Na verdade, venho procurando na Internet e no jornal há um tempo, mas só mesmo para ter uma noção de preços e da qualidade do que eu ia encontrar. Como ainda estamos em contrato vigente no apartamento grande até o começo de agosto, não podíamos adiantar muito a mudança, afinal, não dá para pagar dois aluguéis, né?

Enfim, hoje falta exatamente um mês para a partida da minha mãe, então é hora de colocar a mão na massa atrás do meu cantinho. Minha mãe não quer vender nada - vai doar algumas coisas, mas vou ficar com a maioria dos móveis e eletrodomésticos -, o que é bom por um lado e ruim por outro. É bom porque não vou gastar dinheiro com essas coisas, nem vou precisar fazer um chá de casa nova. Mas por outro lado, não posso alugar um lugar muito pequeno, pois pode ser que minhas coisas não caibam no apartamento. O problema é só que Brasília é a cidade mais cara do Brasil, e o setor imobiliário então, é a parte mais cara de se viver na capital federal.

Por essa razão, é muito importante ter paciência. Tem que procurar bastante, olhar tudo, ligar, ver fotos, dar uma rodada na cidade. Ainda bem que minha mãe ainda está por aqui, porque me conhecendo como me conheço - a Sra. Ansiedade em pessoa -, eu pegaria o primeiro que eu gostasse e pronto. A minha mãe consegue frear meu ímpeto e está me ajudando muito. Quando ela se separou do meu pai, olhou muita coisa, então já tem uma experiência com esse apartment hunting.

Eu queria mesmo na Asa Sul, para ficar mais perto dos meus dois empregos, mas a oferta lá é bem menor! Quase não tem kitnet, e quando tem, geralmente são bem mais caras e menores. Se parar pra pensar, nem vale a pena. Morei a vida inteira na Asa Norte, então é claro que não tenho nenhum problema com esse bairro, mas fico pensando que de ônibus, quanto mais perto do trabalho, melhor, né? Praticidade é tudo!

Enfim, hoje de manhã antes de ir trabalhar, olhei 4 apartamentos. Gostei muito de 3, eles são todos perto um do outro. O que eu mais gostei, é o que tem localização de frente para W3, então sabemos que a vizinhança não é lá uma Brastemp. À noite tem bastante prostituta, não é um ambiente muito familiar. Mas achei a portaria segura - tem duas grades - e o apartamento é grande, reformado, moderno e não tem condomínio (a melhor parte)! Eu e minha mãe amamos o ap. Lamentamos que não fosse numa localização melhor, mas achamos que vale a pena o risco. A relação custo - benefício está bem boa. Porém, ainda vamos olhar mais uns essa semana. Minha mãe está um pouco ansiosa também porque antes de deixar o apartamento grande, precisamos fazer vistoria e mandar pintar, então não temos tanto tempo assim.

O esquema para alugar geralmente é feito através de avalistas, que costumam ser 2: um deles tem que ter um imóvel quitado no DF. O salário do outro e o seu tem que ser 3x maior que o valor do aluguel. O resto, é só reunir a papelada e correr para o abraço. Os contratos variam, mas normalmente são fechado por um ano e são renováveis.

Vamos ver se até o fim de semana eu já encontrei meu novo lar! Apesar dos medos, estou bastante animada para ter meu próprio cantinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário