segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Dia dos pais - receita de peixe ao molho de vinagrete

Esse dia dos pais foi para lá de diferente! Pelo primeira vez estávamos só eu e meu velho, no meu ap novo. Minha mãe longe e meu irmão também. Devo dizer que não teve a mesma graça, mas tentei de tudo para fazer uma boa surpresa para o meu pai!

Mandei uma mensagem fofinha no dia anterior, convidando-o para almoçar comigo. De presente, comprei uma cerveja importada, pois sei que ele adora experimentar cervejas novas. Resolvi também dar uma caprichada no cardápio.

Para os que me conhecem, sabem que não sou a maior fã de cozinha. Sabe por que? Porque minha mãe é uma chef nata e fui muito mal-acostumada a comer muito bem! Isso significa que qualquer coisa que eu faça na cozinha, não vai chegar aos pés de qualquer coisa que minha mãe faça! Não vou mentir: também rola uma preguiça! Mas eu tenho um pequeno talento escondido na manga, eu só não boto muito ele para jogo...

Porém, nessa data especial, resolvi colocar uma receita de mamy em prática! Mas para não dizer que tenho zero criatividade, resolvi dar meu toque especial também!
Vou passar a receita para quem quiser tentar.

PEIXE AO MOLHO DE VINAGRETE

Ingredientes:

- Um pacote de filé de merluza
- 1 Limão
- Alho
- Sal
- 2 tomates
- 1 cebola
- Orégano
- Queijo ralado
- Vinagre
- Azeite

PS: minha mãe gosta de usar alcaparras. Eu não gosto, mas quem curtir, pode adicionar ao molho. Cuidado, porque elas já são salgadas; se você quiser pôr, seja cauteloso no sal.

Modo de fazer: o melhor a se fazer é temperar o peixe no dia anterior. Você vai usar meio limão, alho e sal para temperar. SÓ! Tempere e deixe na geladeira até o dia seguinte. Assim, os temperos vão aderir melhor ao peixe e o gosto fica muito melhor depois de cozido.
Para o molho, você vai cortar os tomates e cebola em cubinhos pequenos. Misture os dois com vinagre, orégano, um pouco de azeite, uma pitada de sal e esprema a outra metade do limão. Mexa bem e separe. Esse molho é melhor se for feito no dia de cozinhar mesmo.
Coloque os filés de peixe estirados em uma travessa. Pegue o molho de vinagrete e cubra os filés. Por cima do molho, adicione o queijo ralado, para dar uma gratinada. Leve ao forno sem cobrir a travessa. O meu forno é super quente, então foi rápido. Geralmente o peixe cozinha rápido, uns 40 minutos e ele está pronto. Mas é claro que é mais no olhômetro, tem que conferir de vez em quando e ver quando está bem cozidinho.

De acompanhamento, fiz só um arroz branco e uma salada de alface americana, tomate, cenoura e beterraba.

Para sobremesa, fiz uma mousse de maracujá. O suco deve ser concentrado, para que não fique muito doce. Meu pai não gosta de nada muito doce, então achei a sobremesa ideal.

Para beber, fiz um suco de uva de polpa.

Meu coroa curtiu bastante o almoço e o dia dos pais em geral. Acho que ambos sentimos falta de mais gente em volta, mas ficamos felizes de podermos estarmos juntos. De qualquer forma, é melhor nos acostumarmos, pois daqui para frente nossos encontros de família vão ser mais ou menos assim mesmo!!

FELIZ DIA DOS PAIS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário